domingo, 27 de abril de 2014

As vantagens e desvantagens de ser invisível.

Ser invisível me permite observar o mundo e seus detalhes.
Observo as pessoas dentro do metrô.
Observo o movimento das coisas através das janelas.
Observo gestos, expressões.
Observo pessoas solitárias,
- como eu -
ouvindo uma música no fone de ouvido,
que eu nunca saberei qual é.
Observo casais felizes,
casais não tão felizes.
Observo meus amigos enquanto eles falam,
olho os lábios, os gestos, cada detalhe.
Me sinto uma estranha.
Como se o mundo, muitas vezes,
girasse em câmera lenta só pra mim.
Observo o que está acontecendo ao meu redor.
Observo o que está acontecendo dentro de mim.
Me observo.
Presto atenção nos sinais que meu corpo me dá.
Quando algo não vai bem,
quando preciso mudar.
E mudo a direção, os planos
os sonhos..
Porque ser invisível, nos permite observar. 
Às vezes observo o silêncio,
outras vezes o barulho do mar.
Os ruídos, as músicas.
O estalar delicioso de um beijo.
O barulho da respiração,
da minha própria respiração.
Observo a dança das árvores ao vento,
uma folha que cai.
Eu sou, estranhamente, observadora.
E às vezes me sinto como o Charlie
do livro "As vantagens de ser invisível".
- Como se a vida passasse enquanto eu apenas observo.
As desvantagens de ser invisível é isso:
Esquecer de protagonizar a própria história.
Se fechar em um mundo,
infinitamente, particular.
E nesses momentos, eu sinto que preciso ser mais,
muito mais do que uma observadora.
Preciso ser a protagonista da minha própria história.
Parar de querer ser invisível.
E deixar que o mundo me veja.
Afinal, observar o mundo é bom.
Mas viver pra contar é muito melhor.
Como diz o mesmo Charlie do livro,
- antes citado -
"Sinta-se infinito". 

Crislane Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário